Você sabe quando a dor de cabeça é falta de óculos? Na tentativa de enxergar melhor, muitos mantêm os olhos entreabertos ou evitam piscar, provocando uma dor de cabeça após esse esforço visual demorado.
As alterações oculares que provocam esse sintoma, entre outros, são chamadas de vícios de refração e podem ser caracterizadas pelos nomes já popularmente conhecidos: hipermetropia, miopia e astigmatismo.
Essa dor de cabeça tem algumas características que, se combinadas a uma visão embaçada, indicam a necessidade de procurar um oftalmologista para iniciar o tratamento com óculos de grau. Continue lendo para saber mais
Quando a dor de cabeça é falta de óculos?
Como visto, a dor de cabeça por falta de óculos tem algumas características que a diferem de outras. Essa dor de cabeça, geralmente é intensificada ao redor dos olhos e na testa após um esforço visual.
Este sintoma pode vir acompanhado de outros sinais que indicam a necessidade de uso do óculos de grau, por exemplo:
– Cansaço visual, ou presbiopia;
– Vermelhidão nos olhos;
– Perda de foco nos objetos que estão longe ou perto;
– Necessidade de “apertar os olhos” ou se distanciar para aumentar o foco.
Outro sinal importante é quando a dor de cabeça é frequente e aparece em horários específicos do dia, após uma rotina intensificada. Neste caso, remédios podem, ainda, não resolver a dor de cabeça.
Quando ir ao oftalmologista?
Se a dor de cabeça é frequente e você sente que precisa se esforçar para realizar tarefas que antes não eram um problema por causa de visão embaçada, é chegado o momento de procurar um oftalmologista de confiança.
É importante também observar as crianças, uma vez que elas têm menor capacidade de compreender que se trata de um problema a ser corrigido. Se há a perda de rendimento escolar e queixas frequentes de dor de cabeça, agende uma consulta com um oftalmologista.
De qualquer forma, você pode atuar de maneira preventiva, indo ao oftalmologista uma vez por ano, ainda que não apresente os sintomas. Esta atitude vai prevenir o surgimento de desconfortos visuais e físicos, como a dor de cabeça.
A importância do tratamento oftalmológico
Adiar o tratamento oftalmológico não é uma escolha assertiva para a sua saúde visual. Quando você se acostuma à dor de cabeça e aos demais sintomas e evita iniciar o tratamento correto, pode dar margem para a evolução do problema oftalmológico para quadros mais graves.
O principal problema que o adiamento do tratamento oftalmológico poderá trazer é transformar uma doença tratável em uma que pode ser irreversível, exigindo até mesmo a realização de cirurgias.
Cuidar da saúde dos olhos é imprescindível para ter mais qualidade de vida na rotina e impedir problemas futuros que agravam a visão. Procure indicações de oftalmologistas com pessoas de confiança e agende a sua consulta assim que possível.