fbpx

4 dicas para cuidar e aumentar a duração dos óculos

4 dicas para cuidar e aumentar a duração dos óculos

Para muitas pessoas, os óculos são quase uma parte do corpo, para além dos olhos. Seja por conta da miopia, astigmatismo, hipermetropia, ou sair de casa num dia ensolarado, estar com as lentes no rosto faz toda a diferença. Porém, muitos ainda “pecam” na hora dos cuidados: limpam na roupa, não guardam num lugar devido, deixam exposto à poeira… A lista é grande. Por isso, as Óticas Cobal pensou em 4 dicas para você cuidar bem dos seus óculos e fazê-los durar mais!

1. Óculos nos olhos, não na cabeça!

É muito comum encontrar alguém que coloca os óculos na cabeça, como se fosse um arco ou tiara, por conta da praticidade. No entanto, isso pode ser um risco sério para a manutenção dele: ao fazer isso, você está forçando a armação, podendo deformá-la. Então, os óculos não terão o caimento usual do rosto.

Esse desgaste pode não acontecer de uma hora para outra, mas, com o tempo, o material pode acabar desenvolvendo trincas e ficando cada vez mais frágil. Além disso, com qualquer movimento da cabeça, os óculos podem cair no chão, arranharem e, dependendo do material da armação, quebrarem.

2. Guarde no local ideal

É comum, em dias corridos, ou até mesmo por preguiça, deixarmos nossos óculos no lugar mais fácil de lembrar. Na mesinha de canto do quarto, do lado de fora do chuveiro no banheiro, dentro do armário… No entanto, os óculos devem ser sempre guardados dentro de sua case (que, na maioria dos casos, vem com ele no momento da compra).

Dessa forma, você evita qualquer acidente, como esbarrões, quedas, e até mesmo que o seu bichinho de estimação (caso você tenha um) acabe achando-o!

3. Mantenha seus óculos protegidos do calor!

Mesmo em uma temperatura amena de 20°C do lado de fora, um carro fechado, mas exposto ao sol pode alcançar até 50°C. Em dias quentes, essa temperatura pode chegar a 70°C. As altas temperaturas podem ser prejudiciais para alguns materiais que compõem a armação, podendo deformá-la, danificar tratamentos das lentes, e até mesmo causar danos estéticos, como descascamentos.

4. Limpe seus óculos da forma correta

Os óculos são investimentos altos, dependendo do tratamento, tecnologias e materiais escolhidos. A missão desse acessório é garantir a melhor visão possível, porém, isso pode ficar um pouco comprometido quando não fazemos a limpeza correta.

Quando a lente embaça, ou sentimos que há alguma marca nele (como gotas de chuva, suor, alguma poeira ou marcas de dedos), a primeira ideia em mente é limpar as lentes na barra da camisa. Porém, isso pode se tornar um problema. Afinal, a camisa também pode conter micropartículas que podem arranhar, ou até mesmo piorar a situação (ao invés de desembaçar, ficar mais embaçado ainda).

Por isso, deve-se limpar os óculos com detergente/sabão neutro e água. E, para secá-lo, o recomendado é usar um papel bem macio.